domingo, 21 de agosto de 2011

Absinthe, o retorno da Fada Verde


O absinthe – ou a fada verde - voltou a ser consumido na França. Ele foi proibido pelo governo francês em 1915 como uma medida de proteção à saúde pública. Desde então esta bebida virou legenda e ficou na nossa imaginação como o álcool potência mil que torna as pessoas loucas. Fonte de inspiração ou a arma fatal de Baudelaire, Verlaine, Rimbaud, Wilde, Degas, Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Hemingway, Picasso…
Oscar Wilde dizia que “ o primeiro copo nos mostra as coisas como queremos vê-las, o segundo nos mostra como elas não são; após o terceiro, nós as vemos como elas são realmente. E nada pior do que isto”.

Parece que na realidade, o absinthe não é pior do que qualquer outro álcool. A interdição de 1915 foi decidida em função da dependência problemática, à este álccol, das forças armadas francesas durante a primeira guerra mundial e como resultado de lobbying intensivo dos fabricantes de vinho. No início dos anos 2000 a proibição foi anulada e atualmente o absinthe virou bebida hype. Nos bares e clubes de Paris o objetivo é transformá-lo em álcool festivo e jovem.

Se hoje ele é bebido em cocktails elegantes, o verdadeiro ritual para soboreá-lo consiste em colocar um pedaço de açucar sobre uma colher perfurada que repousa nas beiradas de um copo contendo uma dose de absinthe. Em seguida gotas de água gelada o dissolvem e à medida que o açucar dissolvido cai no absinthe sua cor passa de verde à verde leitoso.

Artigo publicado por

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails